terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O perigo de saltos altos

Cuidados especiais na hora de usar sapatos de salto alto

Quase impossível contar os post que dedicamos àquelas obras-primas chamadas de sapatos de salto alto. Claro que adoramos nos sentir poderosas com um belo salto 12 nos pés mas é bom lembrar sempre que o uso contínuo do saltão pode trazer sérios problemas de postura e aos nossos pezinhos.
O alerta é do ortopedista Marcos Kardequi, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André. Segundo ele, ao usar salto, a mulher muda o eixo de gravidade para frente, diminuindo a base de apoio para os dedos dos pés, o que poderia causar o encurtamento nos músculos da batata da perna, tendinite, fraqueza muscular, ruptura de ligamentos, entorse (virada de pé), exporões de calcâneos e tornozelos, além de lordose lombar, dores nos joelhos, calosidade, joanetes e ainda unhas encravadas, caso o sapato tenha bico fino. Com o tempo, outros problemas também podem surgir, como problemas no quadril, gerando deformidades e artrose dos ossos, descontrole postural, desequilíbrio e mudanças na marcha, causando as quedas.
Segundo o médico, a solução não está em jogar no lixo todas as sandálias, scarpin e botas, mas sim, variar na altura dos saltos.

“O importante é alternar o uso de sapatos com saltos mais altos e mais baixos para não acostumar a musculatura. É importante saber que são considerados altos os saltos acima de 15 centímetros, os de 5 a 10 centímetros são medianos e abaixo disso são considerados baixos”.

* Porque não é só homem que entra nessa bagaça, graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário