segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Novos modelos de tomadas brasileiras... \o/

Pra intender um pouco o porque de toda essa palhaçadis... =/

image
O novo Padrão Brasileiro, com 3 pinos, já está começando a ser adotado pelos fabricantes de hardware para suas vendas no Brasil. A nova padronização, proposta  pelo INMETRO, será obrigatória a partir de 1º de Janeiro de 2010 (tá pertinho) e desde então, não poderão mais ser vendidos nem importados produtos com outros tipos de tomada exceto equipamentos que utilizam o plugue de 2 pinos.
 image8
A TOMADA PADRÃO BRASILEIRO é compatível com vários tipos de plugues disponíveis atualmente, a exemplo do plugue mais usado, o de 2 pinos, não sendo necessária nenhuma mudança para utilizá-lo. Para equipamentos com plugues de 3 pinos, com aterramento (aí entram nossos computadores, notebooks, monitores, etc), será necessária a compra ou a utilização de adaptadores, que provavelmente serão inicialmente fornecidos pelos fabricantes. Quem já possui esses eletrônicos eu aconselho a troca da tomada, que não sairá tão caro e é bem melhor do que comprar um adaptador que custará quase o mesmo preço.

Segurança

O novo padrão para plugues brasileiros proporciona ao usuário uma maior segurança no seu manuseio, pois possui um recuo na tomada para evitar o contato com os pinos na sua colocação e retirada. Além disso as tomadas não permitem a inserção unipolar acidental (foto abaixo), o que poderia ocasionar um curto ou a queima do aparelho. Os plugues e as tomadas serão oferecidos em dois modelos, a depender da necessidade do aparelho: 10A, com orifício de 4 mm e 20A com orifício de 4,8 mm (foto inicial do post), assim impedindo que aparelhos com maior necessidade de carga sejam plugados em tomadas com corrente menor.
 image12

Padrões Mundiais

Com este padrão, o Brasil continua ‘comunicando-se’ com vários outros países, que possuem pinagem parecida. Veja abaixo (o brasileiro é o quarto da lista de plugues verdes):
image

É isso aew... Nessa bagaça aqui também tem cultura pow... as vezes... =D


Um comentário: