sábado, 31 de outubro de 2009

Salto (para elas)... \o/

Já é de praxe meu, deixar aqui toda Sexta-Feira um post dedicado especialmente para minha queridas visitantes... =]
Aqui fica um interessante pra vocês que vão aproveitar o fim de semana prolongadis' e, obviamente, se vestirão de maneira elegantemente perfeita, como ninguem faz melhor que vocês... ;]
________________________________



Você sabia que o Salto Alto é o vilão das lesões musculares? O fascínio pelo salto vem da ideia de que pé feminino ideal é aquele pequenino, estreito e que caiba num sapato de cristal, de preferência com um salto bem alto. Entretanto, a cultura vai contra a anatomia.



O desenho do pé é feito para que haja uma perfeita distribuição do peso do corpo, entre os mais diversos ossos da extremidade dos membros inferiores. A parte detrás do pé (retropé) tem ossos fortes, grandes e robustos, que servem para absorver impacto e sustentar o peso do corpo. Assim, dá para entender, porque nosso calcanhar tem um coxim de gordura, que serve para amortecer a carga. A parte da frente do pé (antepé) tem ossos finos, longos, que servem para dar impulsão ao indivíduo.



É fato que charme e elegância femininos estão relacionados ao uso de salto alto. Em contrapartida, a esse hábito estão associadas dores na coluna e nos pés.



O resultado de tanto esforço, são lesões musculares, tanto na coluna como nos membros inferiores. O salto alto é o maior causador de lesões musculares, como dores lombares e nas vértebras.



Entre os principais problemas causados estão as lombalgias, cervicalgias, hérnias discais e artrose das vértebras. Qualquer tipo de alteração na distribuição do peso poderá trazer problemas sérios para a saúde.



Dicas de uso:


É possível usar salto sem muito prejuízo à saúde. A dica dos especialistas é ter bom senso e procurar:



- Usar salto alto com moderação e por pouco tempo;



- Trocar o salto de 10 cm pelo de 3cm;



- Usar mais calçados confortáveis que deixam os dedos se movimentar, não prejudicando unhas que sofrem com os bicos finos;



- Usar tênis é a melhor opção quando os problemas aparecem;



- Usar salto plataforma porque eles elevam os pés e não apenas a região do calcanhar.




- Descartar sapatos que apresentam desnível maior que 5 cm entre a parte frontal e o calcanhar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário