sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A maioria dos personagens brasileiros no universo dos games fazem parte dos jogos de luta. Não são muitos, pela pouca presença na indústria, infelizmente. Mas alguns desses poucos são marcantes, como o conhecido Blanka da série Street Fighter da Capcom, entre outros listados abaixo:
-
Oro de Street Fighter

Oro
Oro é um ermitão sennin que procura algum lutador que seja digno de herdar suas técnicas de luta. Ele luta com um braço amarrado por ser tão forte e querer evitar matar seu oponente acidentalmente (exceto quando executa artes especiais específicas). Vê em Ryu como um lutador digno de herdar suas técnicas, passando a treiná-lo. É um dos personagens mais poderosos de toda a série, rivalizando-se a Akuma.
-
Blanka de Street Fighter

Blanka
Blanka estava em um avião, possivelmente acompanhado de seu pai, quando passavam por uma base da Shadaloo. O avião foi abatido, e Blanka sobreviveu à queda. Cresceu entre os animais, criando um estilo de luta selvagem autodidata e desenvolvendo a habilidade de emitir choques elétricos.Também é revelado que Blanka salvou um turista dos perigos da selva. Seu nome era Dan Hibiki, e eles se tornaram amigos. Quando ele pegou uma carona no caminhão de um contrabandista, Carlos (seu nome real no ocidente, Jimmy no Japão) conheceu o mundo pela primeira vez. Encontrou-se com seu velho amigo Dan, e teve uma amigável luta com ele.
Eventualmente ele conheceu a “aluna” de Dan, Sakura Kasugano, e lhe prometeu um duelo. Não contente com o mundo fora da selva, Blanka retornou. Ele também parece ter sido caçado pela Shadaloo como uma potencial cobaia para experimentos, fato mostrado inclusive no filme live-action de Street Fighter. Blanka fica sabendo então que a Shadaloo derrubou seu avião.Em sua jornada para derrubar a Shadaloo, Blanka também enfrenta Zangief, e inconscientemente faz Zangief ajudar a destruir a Shadaloo. Ele então enfrenta Balrog, antes de lutar contra M. Bison. Após Bison ser derrotado, Blanka, Dan e Sakura trabalham juntos e destroem a arma de Bison, o Psycho Drive.
-

Sean de Street Fighter
Sean
Sean nasceu no Brasil, especificamente em São Paulo, Capital e aprendeu a lutar karatê supostamente com seu avô japonês. Adora basquete, tanto que vive andando com sua bola nos braços. Até antes da luta ele fica com a bola em mãos, arremessando-a, como se fosse uma maneira de provocar o adversário. Um dia Sean viu um campeonato de karatê e ficou muito admirado por Ken Masters.
O jovem lutador então resolveu ir até Nova York conhecer o “ídolo”. No entanto Ken não lhe deu muita atenção. Só ao descobrir que o rapaz já tinha se inscrito para o Street Fighter Tournament foi que ele ficou com pena e resolveu dar umas dicas para Sean, passando a treiná-lo após o torneio.
-

Leona Heidern de The King of Fighters
Leona
Leona Heidern mantém seu objetivo de saber a sua origem já que Heidern é seu pai adotivo desde criança (e a ensinou tudo o que sabia sobre combate). Quando sua fúria está presente em suas batalhas, vêm em sua mente varios flashes vagos de seu passado a lembrando da morte de seus familiares por suas próprias mãos. Leona faz sua primeira aparição em The King of Fighters ‘96, substituindo Heidern no Ikari Team. Antes do início da produção do jogo, era do interesse dos programadores criar um personagem para substituir Heidern como parte das novidades do jogo. Leona foi criada como uma descendente de Orochi e seus criadores tomaram as providências necessárias para que seus interesses na época fossem refletidos em suas ações.
Ela é muito quieta e não gosta muito de falar. Parece destemida por fora, mas tem medo de ferir seus amigos por causa de seu sangue Orochi. É uma pessoa solitária, mas tem consciência de que seus parceiros sempre a ajudam. Ela tem muitos golpes em comum com seu pai adotivo, Heidern.
-

Rikuo de Darkstalkers
Rikuo
Rikuo é o imperador de um reino de 30.000 mermens (seres desse reino), que fica nas profundidades do Amazonas. Este reino, infelizmente, foi destruído por terríveis terremotos e atividades vulcânicas. Quando descobriu que o responsável pela queda do império foi Pyron, Rikuo ficou cheio de ódio e sede de vingança.
Mas acabou por encontrar uma das sobreviventes, Keera Aqueria, com quem teve três filhos e mais doze ovos que mantêm em segurança até que choquem. Rikuo continuou na procura por memens sobreviventes. Numa de suas pesquisas seu filho, Ricky, desapareceu. Preocupado, procurou nos lugares mais profundos do oceano. Acabou por encontrar seu filho junto de uma nova raça de mermens. As duas famílias agora se ajudam para construir um novo reino embaixo da água.
Darkstalkers é um jogo de luta da Capcom e teve sua primeira versão lançada em 1994 para Playstation. Possui ótimos gráficos, som, e boa jogabilidade; além da inovação ao usar personagens folclóricos como vampiros e o Frankenstein para seus títulos.

-
Eddy Gordo de Tekken
Eddy
Eddy nasceu numa família rica no Brasil. Desde pequeno sabia que, um dia, tomaria conta dos negócios da família. Era muito querido na sua cidade natal porque trabalhava duro e tratava a todos com igualdade. Um dia, quando tinha 19 anos, Eddy chegou em casa e viu seu pai baleado. Ele lembrou que seu pai andava nervoso e apavorado nos últimos dias. O pai de Eddy trabalhava em função de destruir uma quadrilha que vendia drogas no Brasil. Seu pai morreu logo quando toda a investigação parecia estar gerando resultado. Em seu último suspiro, o pai de Eddy disse que aquele momento não era a hora de lutar, que deveria mentir à polícia e dizer a ela que cometeu aquele crime, pois estaria mais seguro na cadeia.
Eddy ficou traumatizado, pois queria que seu pai vivesse para que o visse como alguém que estudou e venceu na vida, não uma pessoa que cometeu um crime e foi para a cadeia. A vida na prisão era um inferno e ele jurava a cada dia que iria matar as pessoas que assassinaram o seu pai. Um dia, durante uma rebelião na prisão, ele conheceu um velho que, apesar da idade, tinha um grande poder de luta. Ele usava uma técnica chamada Capoeira. Por oito anos, Eddy praticou Capoeira até se tornar um grão-mestre e ser considerado uma arma letal.
Depois que foi solto da prisão, Eddy soube do King of Iron Fist Tournament 3 e da Mishima Zibatsu. Ele decidiu entrar no torneio, acreditando que ele poderia induzir a Mishima Zaibatsu a ajudá-lo a ter a sua tão esperada vingança.

Mais sobre Eddy aqui.
-
Roberto Miura de Rival Schools
Roberto
Inspirado em Roberto Hongo (do anime Captain Tsubasa, ou Super Campeões no Brasil), Roberto Miura é um estudante do ensino médio que joga para a Escola Gorin. Rival Schools é um jogo de luta da Capcom. Sua primeira versão foi para Playstation em 1997.

Tempos atrás, houve indícios sobre seqüestros de alunos da Escola Gorin.Roberto se voluntariou, juntamente com Shoma e Natsu para investigar.Depois de procurarem e lutarem com alunos de mais de 7 escolas diferentes, seu parceiro Shoma foi pego por professores da Escola Justice. Roberto e Natsu foram rapidamente ao local e lutaram com cada um que que estivesse envolvido, desde um professor até uma enfermeira.
No final se depararam com Shoma, havia sofrido uma lavagem cerebral, e após Shoma recobrar a conciência(e muitos tapas) foram surpreendidos por Hyo Imawano, um homem portando uma espada de grande força, e era extremamente habilidoso.Durante sua luta, Roberto machucou o braço de tal maneira que quase comprometeu sua carreira de jogador.
-
Pupa Salgueiro de Rage of the Dragons
Pupa
Pupa é uma lutadora de capoeira que usa chave de porca como arma. Pupa morava com seu irmão e seu pai no Brasil, até ter se mudado – junto com seu irmão – para estudar nos EUA. Certo dia seu irmão desaparece, e como ele tem uma personalidade briguenta, ela e Pepe (seu melhor amigo) procuram por ele em um torneio. Eles não encontram o garoto, mas continuam torcendo para que ele esteja bem.
Rage of the Dragons é um game de luta da SNK Playmore, lançado em 2002 para Neo-Geo.

-
Carlos Oliveira de Resident Evil
Carlos
Carlos é um contratado da Umbrella para resgatar possíveis sobreviventes e assim diminuir as suspeitas sobre a empresa. No entanto, Carlos acaba se mostrando contrário a sua missão e demonstra ainda uma afeição por Jill Valentine, chegando ao ponto de arriscar sua vida por ela.
Carlos sobrevive de uma série de perigos, seus amigos, no entanto, morrem, e um deles se mostra traidor. No final do jogo ele e Jill são salvos por Barry Burton.

-
Marco Rodriguez de Fatal Fury
Marco
Marco Rodriguez é o nome de um lutador de karate do estilo Kyokugen em sua versão original japonesa. Na versão americana seu nome foi mudado para Khushnood Butt. Marco foi um aprendiz de Ryo Sakazaki que mais tarde abriu seu próprio dojo (lugar onde se treina artes marciais) para ensinar Kyokugen.
Para provar o valor de seu estilo, decidiu entrar no torneio King of Fighters Maximum Mayhem.
Ele é introduzido no game Garou: Mark of the Wolve, que na verdade é o Fatal Fury 4 com nome adulterado para mostrar certa importância para seu título final.

-
Bob Wilson de Fatal Fury
BobWilson
Bob é um feliz bartender da boate Pao Pao. Lutador de capoeira treinado por Richard Meyer, ele mais tarde herdou a Pao Pao; não por sua alta habilidade na capoeira, e sim por sua responsabilidade e honra.
Ele aparece em Fatal Fury 3: Road to the Final Victory, de 1995, e também em Real Bout.

-
Marty Alencar de Far Cry 2
Marty
O primeiro dos nove personagens jogáveis de Far Cry 2 é o brasileiro, naturalizado americano, Marty Alencar. Não há muita informação a seu respeito além de sua tatuagem escrita “Morte”, mas ter um brasileiro em um título de peso como Far Cry é um ótimo sinal.
Far Cry 2 é um FPS da Ubisoft que veio consagrar ainda mais o primeiro título (criado pela Crytek). Foi lançado em 2008 para Playstation 3, Xbox 360 e PC.

-
Christie Monteiro de Tekken
Christie

Christie Monteiro é um personagem da série de jogos de luta Tekken. É neta do grão-mestre de capoeira que ensinou Eddy Gordo a lutar enquanto estava na prisão.
Enquanto estava na prisão, Eddy jurou para seu mestre que ensinaria a arte da capoeira para sua neta, Christie Monteiro, assim que saísse. Depois de dois anos aprendendo, Christie se tornou uma lutadora impressionante. Pouco tempo depois, Eddy desapareceu, deixando o seguinte recado para ela:
“Eu ainda irei me vingar do responsável pela morte de meu pai”
Ele ainda não sabia, mas se tratava de Kazuya Mishima. Preocupada com o misterioso desaparecimento de Eddy, Christie sabia que só poderia voltar a vê-lo se entrasse no King of Iron Fist Tournament 4.
Mais sobre Christie Monteiro aqui.
Além desses personagens, há também games que são ambientados no Brasil. Como Tom Clancy’s Hawx, onde há uma fase em que recebemos uma ordem de protejer o Rio de Janeiro de diversos ataques. Uma fase do novo Call of Duty e Max Payne 3 também, porém ainda não lançados.

E também temos GTA IV como exemplo. Em alguns lugares no game encontramos pedestres brasileiros, muito mal-educados por sinal, veja no vídeo abaixo:


Puxei no tálo, em suma, sem tirar nem por daqui...


Nenhum comentário:

Postar um comentário